quinta-feira, 19 de julho de 2012

"As novas caras do metal: bandas que você precisa conhecer"

Em março desse ano, o Whiplash - o maior portal nacional sobre rock e metal - fez uma matéria em duas partes chamada "As novas caras do metal: 40 bandas que você deve conhecer".

Trata-se de um compilado - na verdade dois, com 40 bandas cada um - de grupos interessantes que surgiram de 2002 pra cá. Eu preciso dizer que baixei várias das bandas e todas são sensacionais. Algumas são dignas de se tornarem novos favoritos de velhos roqueiros. 

O trabalho foi muito bem feito pela equipe do Whiplash e vale a leitura se você está procurando novos sons, ou apenas para se inteirar do que está rolando no cenário nacional e mundial.



Sendo assim, posto aqui no blog da OEVM a matéria e suas 80 bandas:






Alguns destaques: Para não dizer que não falei das rosas, indico pessoalmente aqui algumas bandas que me agradaram muito: Jex Thoth, Five Finger Death Punch, Myrath e Uganga.




Jex Thoth

"Essa banda de San Francisco, batizada com o nome de sua linda vocalista, lançou apenas um álbum, auto-intitulado, em 2008, além de vários EPs. A música é um doom metal sujo e arrastado com influência psicodélica que, em alguns momentos, lembra o primeiro - e clássico - álbum do Black Sabbath." - Ricardo Seelig, Whiplash.





Myrath


"Esse quinteto natural da Tunísia segue a linha dos israelenses do Orphaned Land, executando um heavy metal temperado com acentuados sabores orientais. Já com três discos no currículo – “Hope” (2007), “Desert Call” (2010) e “Tales of the Sands” (2011) -, o grupo vem conquistando cada vez mais espaço e tem tudo para ser um dos nomes mais falados em um futuro bem próximo." - Ricardo Seelig, Whiplash.



Uganga



"Na minha opinião, uma das melhores bandas brasileiras atuais. O Uganga está na estrada há 15 anos, então você pode se perguntar porque o quinteto está aqui nessa lista de novos nomes, já que é veterana. A resposta é simples: você já ouviu o som do grupo? Pode até ser que sim, mas é muito provável que não. O conjunto já lançou três discos, sendo que o último – "Vol 3: Caos, Carma, Conceito" (2010) -, é uma obra-prima do heavy metal cantado em português. Liderado pelo ex-baterista do Sarcófago, Manu Henriques, que aqui assumiu o vocal, o Uganga é o exemplo perfeito de que o que não faltam no Brasil são ótimas bandas, muito pelo contrário - o que falta é uma parcela maior do público brasileiro conhecer e ouvir o som desses grupos." - Ricardo Seelig, Whiplash.






Five Finger Death Punch

"Banda americana natural de Los Angeles, o Five Finger Death Punch surgiu em 2005 e já lançou três discos – "The Way of the Fist" (2007), "War is the Answer" (2009) e "American Capitalist" (2011). O som dos caras é um metal que investe bastante no groove, com boas melodias e refrões grudentos." - Ricardo Seelig, Whiplash.





*Mau, coisa e tal.

Fonte: As novas caras do metal: + 40 bandas que você deve conhecer - Matérias e Biografias http://whiplash.net/materias/biografias/151958.html#ixzz215LHJkjo

Nenhum comentário: